Genial/Quaest: Primeiro ano do mandato de Lula encerra com 54% de aprovação e 43% de desaprovação
A pesquisa foi conduzida entre os dias 14 e 18 de dezembro, com a realização de 2.012 entrevistas presenciais
A última rodada da pesquisa Genial/Quaest de 2023 revela que, ao encerrar o primeiro ano de seu mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conta com a aprovação de 54% dos eleitores, enquanto 43% expressam desaprovação.
Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em outubro, a aprovação permaneceu constante, enquanto a desaprovação teve uma variação de apenas 1 ponto percentual.
A avaliação geral do governo Lula revela uma divisão de opiniões: 36% dos entrevistados têm uma visão positiva, 32% consideram-na regular e 29% expressam uma visão negativa.
Em linha com o desempenho nas eleições, o presidente obtém uma avaliação mais favorável no Nordeste (70%), entre os estratos mais economicamente desfavorecidos (64%), entre os eleitores negros (63%) e os católicos (61%). Em relação aos resultados de outubro, observou-se uma leve flutuação no desempenho.
A pesquisa foi conduzida entre os dias 14 e 18 de dezembro, com a realização de 2.012 entrevistas presenciais com brasileiros com 16 anos ou mais, abrangendo todos os estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.