Expectativa é de sol no fim de semana, diz coordenadora da Codesal
À frente do Centro de Monitoramento e Alerta, Alana Matos não projeta nada parecido com o que aconteceu na quarta-feira (20)

Apesar das chuvas, trovoadas e ventos fortes em Salvador na última quarta-feira (20) e nesta quinta-feira (21), a capital baiana deverá ter um fim de semana de sol, é o que aponta a coordenadora do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (CEMADEC), Alana Matos.
“A partir de amanhã a expectativa é que o sol comece a querer aparecer ainda entre nuvens, com algumas nebulosidades. Mas no sábado e no domingo, nossa expectativa é que já apareça o sol e então, o verão já comece a de fato mostrar as caras na cidade”, disse ao bahia.ba a coordenadora do CEMADEC da Defesa Civil de Salvador (Codesal).
O temporal em Salvador causou alagamentos, quedas de energia e fez com que a travessia Salvador-Mar Grande fosse suspensa. “A gente teve aqui um cenário sério na cidade, mas foi um cenário sem vítima, sem morte e com um comportamento diferente daquele de praxe, que é o alagamento e deslizamento”, continua.
Alana diz ainda que a situação de Salvador pode ser explicada pela presença do vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN). “Ele tem como característica fortes ventos acompanhados de raios e trovoados. Foi o cenário que a gente pôde ver em Salvador com muito mais intensidade ontem à noite”, contextualiza.
“A característica desse sistema também é perder força, perder intensidade após essa sua chegada. É o que está acontecendo neste momento. Ele perdeu força, perdeu a sua intensidade, mas ainda assim nós observamos nebulosidade e algumas chuvas em pontos espalhados pela cidade. Nada forte”, conclui.