As novidades de serviço e infraestrutura para o Carnaval de Salvador foram anunciadas pelo prefeito Bruno Reis (União) em coletiva de imprensa nesta terça-feira (7), no hotel Wish. De acordo com o gestor municipal, o foco das novas iniciativas está nos circuitos do Centro de Salvador.
“As novidades que estamos trazendo estão concentradas no Carnaval do Centro. Queremos trazer de volta a juventude para rua. Nossa expectativa é grande para que esse circuito volte a ser um circuito desejado pela nossa população e principalmente pelos jovens”, disse o prefeito.
Bruno Reis garantiu também que haverá destaque para os blocos afros. De acordo com ele, mais de 150 entidades receberam auxílio da prefeitura para fortalecer o Carnaval cultural.
Transporte
O prefeito confirmou a implantação de uma via exclusiva ligando a Arena Fonte Nova até a Nova Lapa e, como já é de costume nos carnavais, ligando as avenidas Centenário e Oceânica.
Os foliões poderão contar também com o Expresso Carnaval, um ônibus que faz o trajeto entre os shoppings Salvador, Salvador Norte e Paralela até os circuito.
Para taxi e mototaxis, serão instalados 17 pontos especiais. Já os transportes por aplicativos terão 9 pontos para embarque e desembarque.
Ambulantes
Ainda durante a coletiva, foi informado que cerca de 4 mil ambulantes serão credenciados para trabalhar na festa, entre eles, baianas e food truck. Esses trabalhadores terão 8 containers de apoio espalhados pelos circuitos, além de 80 pontos para banhos. A prefeitura vai oferecer também cinco refeições para os catadores de materiais recicláveis.
Segurança e saúde
Para os serviços de saúde, 11 postos estarão funcionando e cerca de 1.500 profissionais vão estar disponíveis, 115 deles são médicos. Neste ano, vão ser 15 portais de acesso aos circuitos, 1.059 guardas municipais e 213 salva-vidas trabalhando na festa.
Participaram do evento de lançamento do Carnaval de Salvador, o secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, o presidente da Saltur, Isaac Edington, dentre outras autoridades. Artistas como Xanddy, Carla Perez, Carla Cristina, Márcia Freire, Polêmico e Nininha Problemática também estiveram presentes.