Corpus Christi: Entenda tradição de confecção dos tapetes para celebração católica

A cada ano, no dia de Corpus Christi, algumas igrejas católicas – e até ruas – de Salvador se enchem de fé, cor e tradição. Isso porque, para os fiéis, a cerimônia solene celebra o ministério da Eucaristia e, na ocasião, o padre passa com o Santíssimo Sacramento sob tapetes coloridos com desenhos de símbolos religiosos, feitos com serragem, flores, sal, areia, borra de café e outros materiais, mantendo assim, uma tradição que atravessa gerações.
A prática tem origem na Europa no século XIII, mais especificamente em Portugal e na Espanha, e, depois foi se espalhando para outros países, como o Brasil. “Essa festa foi instituída no século XIII pelo Papa Urbano IV, após relatos de milagres eucarísticos. O aspecto cultural é trazido pelos portugueses, de onde nasce a tradição dos tapetes, como expressões simbólicas da fé, da doutrina, da vida pastoral católica retratada na arte para que o Santíssimo passe”, disse o padre Caio, vigário da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Stella Maris.
Na capital baiana, a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, as paróquias Nossa Senhora dos Mares (Mares), Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Imbuí), Santa Clara (Águas Claras) dentre outras, também contarão com ornamentação este ano.
“Após a finalização da solenidade celebrada, os materiais utilizados para a confecção dos tapetes são reaproveitados e reciclados ou doados para instituições de caridade. Alguns materiais, como a serragem e a areia colorida, podem ser guardados para uso em futuras confecções. Nada se perde, tudo se aproveita, a fim de que criemos a cultura sustentável econômica e o amor pela causa comum”, continuou.
Corpus Christi
O feriado de Corpus Christi acontece nesta quinta-feira (19). Entretanto, a data varia em cada ano, pois é celebrado 60 dias após o Domingo de Páscoa – sempre às quintas. A primeira celebração, segundo o teólogo, aconteceu no dia 11 de Agosto de 1264.
“Conta-se uma história que um sacerdote chamado Pedro de Praga, vivia angustiado por dúvidas sobre a Presença Real de Cristo no Pão consagrado. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo em Roma para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena (Italia), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida, se Jesus realmente estaria presente na Sagrada Eucaristia”, explicou Morais.
“Na hora da Consagração, veio-lhe a resposta em forma de milagre: A Sagrada Hóstia branca se transformou em Carne Viva, respingando sangue, manchando o corporal – pano branco no qual é colocado as sagradas espécies consagradas – , o sanguíneo – pano que limpar o cálice – e a toalha do altar. Por solicitação do Papa Urbano IV, os objetos milagrosos foram para Orviedo em solene procissão. Esta foi a primeira procissão do Eucarística”, continuou.
No mais, o padre Caio explica: “Corpus Christi é uma festa da Igreja Católica que celebra o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo. É uma festa que celebra o Mistério Pascal, o pão e o sangue que são consagrados e se tornam o Corpo e o Sangue do Senhor Jesus, alimento e remédio, que alimenta e cura”.
Confira Igrejas Católicas de Salvador e imediações que estão com confecção dos tapetes para a celebração de Corpus Christi para este ano:
- Paróquia Santíssimo Sacramento (Itaparica) – o Santíssimo Sacramento é o Titular da Ilha de Itaparica – Missa às 9h
- Paróquia São Francisco de Assis (Saramandaia, Salvador) – Missa às 7h
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Valéria, Salvador) – Missa às 7h
- Paróquia Menino Jesus de Praga (Guarany, Salvador) – Missa às 8h
- Paróquia Senhor Bom Jesus dos Milagres (Largo dos Paranhos, Salvador) – Missa às 15h
- Paróquia São Cristóvão (São Cristóvão, Salvador) – Missa às 17h
- Paróquia São Brás (Federação, Salvador) – Missa às 9h
- Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II (Uruguai, Salvador) – Missa às 16h
- Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Itinga, Lauro de Freitas) – Missa às 17h
- Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Imbuí, Salvador) – Missa às 7h
- Paróquia Cristo Operário (Castelo Branco, Salvador) – Missa às 7h
- Paróquia Santo Amaro de Ipitanga (Centro de Lauro de Freitas) – Missa às 7h
- Paróquia São João Evangelista (Mussurunga, Salvador) – Missa às 7h
- Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Stella Maris (Stella Maris) – Missa às 8h
- Paróquia Jesus Bom Pastor (Lauro de Freitas) – Missa às 7h30
- Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Sete de Abril, Salvador) – Missa às 8h
- Paróquia Ascensão do Senhor (Centro Administrativo da Bahia, Salvador) – Missa às 17h
- Paróquia São João Evangelista (Vilas do Atlântico) – Missa às 7h
- Paróquia Ceia do Senhor e Santo André Apóstolo (Cabula VI, Salvador) – Missa às 7h30
- Paróquia Espírito Santo (Tancredo Neves, Salvador) – Missa às 16h
- Paróquia Santa Mônica (Cajazeiras 11, Salvador) – Missa às 7h
- Paróquia Santo Antônio (Cosme de Farias, Salvador) – Missa às 8h
- Paróquia Santa Dulce dos Pobres (Saboeiro, Salvador) – Missa às 7h30
- Paróquia São Daniel Comboni (Sussuarana, Salvador) – Missa às 7h
- Paróquia Santo Antônio de Portão (Portão, Lauro de Freitas) – Missa às 7h30
- Paróquia São Marcos (Fazenda Grande 3, Cajazeiras, Salvador) – Missa às 8h