Candidatos ao cargo de conselheiros tutelares fazem prova neste domingo (16), no Colégio Central
As provas objetivas para o cargo de conselheiro tutelar de Salvador, referente ao quadriênio 2024-2028 ocorrerão neste domingo (16). Os candidatos habilitados na primeira fase, participarão do certame no Colégio Central da Bahia, localizado no bairro de Nazaré, das 9h às 13h.
A Prova de Suficiência será aplicada exclusivamente no município de Salvador no dia 16 de julho de 2023, no turno matutino, com abertura dos portões às 08:20h, (oito horas e vinte
minutos) fechamento às 08:50h (oito horas e cinquenta minutos), considerando o horário Local.
Vedado o acesso após o fechamento dos portões.
Esse ano em virtude da criação de novos conselhos tutelares, os candidatos estarão concorrendo a 120 vagas titulares e 120 suplentes., Os profissionais atuarão nas 24 sedes do Conselho Tutelar de Salvador.
Com salário de R$ 2.682,85, o cargo exige dedicação exclusiva, sendo vedado o exercício paralelo de qualquer outra atividade profissional remunerada, pública ou privada.
Etapas
O processo de escolha conta com quatro fases. A primeira de caráter eliminatório, consistiu na análise documental, por parte da comissão coordenadora. A segunda fase será o exame de conhecimento específico sobre o ECA com prova objetiva, que será aplicada pela Fundação CEFET, também de caráter eliminatório.
Já a terceira etapa é a eleição dos candidatos em 1º de outubro, entre as 8h e as 17h, por meio de voto popular e secreto em urna eletrônica, sob responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador (CMDCA) e da SPMJ. A quarta e última etapa será a realização de um curso de capacitação, que consistirá no curso de formação acerca da legislação dos Direitos da Criança e do Adolescente.