Bahia já subiu? Saiba quantos pontos Tricolor precisa para garantir vaga na série A do Brasileirão
Um levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta as chances de garantir vaga na série A do Brasileirão
O triunfo diante do Vasco, no último domingo (28), na Arena Fonte Nova, deu ainda mais esperança aos torcedores do Bahia para o acesso à série A do Brasileirão. Após bater o time carioca por 2 a 1, com recorde de público, o Tricolor somou 47 pontos e assegurou a vice-liderança na tabela.
Olha que negócio lindo aconteceu quando acabou o jogo, bicho ???? pic.twitter.com/8tPtcMM1Q4
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) August 28, 2022
O resultado também fez com que o Bahia ficasse ainda mais confortável dentro do G4, já que o 5º colocado, o time do Londrina, tem nove pontos a menos. Com isso, as chances de acesso do Esquadrão à elite do futebol brasileiro subiram para 94,4%, com base nas projeções da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – a instituição é referência em análises estatísticas.
Com ainda 12 jogos restantes, a pergunta que não quer calar para o torcedor é: quantos pontos o Bahia ainda precisa para subir? Com base nos dados da UFMG após o fim da 26ª rodada, caso o Tricolor vença mais cinco partidas, somando mais 12 pontos, a vaga estaria garantida.
Isso porque, conforme histórico do campeonato, na era de pontos corridos, desde 2006 apenas o CSA no ano passado não subiu com 62 pontos. A equipe alagoana ficou em 5º lugar, atrás do Avaí, que somou 64 pontos. Nos outros anos, todos garantiram vaga com tal pontuação, o que atualmente aponta chances de 99,5%.
Para isso, basta o Bahia, que é dono da segunda melhor campanha como mandante, continuar fazendo valer o fator casa. O Tricolor enfrenta em Salvador ainda as equipes do Tombense, Operário, Brusque, Vila Nova e Guarani.
Em caso de triunfos longe de casa, as chances aumentam ainda mais para conquistar o acesso. O próximo confronto do time baiano será contra a Ponte Preta, às 21h30, em Campinas (SP), pela 27ª rodada da competição.
Por fim, ainda segundo os dados da UFMG, que são variáveis a cada rodada, há possibilidade de acesso mesmo sem os 62 pontos. Conforme levantamento, a meta de 60 pontos já tem sido considerada confortável, quando as probabilidades chegam aos 95%.
Redação: Bnews