Salvador

Nova Diretoria da CONNEGRO: inicia estreita parcerias para Políticas de Igualdade Racial

Em um mês repleto de significado, a CONNEGRO, entidade da sociedade civil voltada a promoção da igualdade racial, deu um passo decisivo na construção de parcerias significativas com o poder público ao iniciar uma série de encontros entre a entidade e gestores municipais e estaduais. A primeira reunião, realizada na manhã desta quarta-feira, 1º de novembro, contou com presença de duas das pastas mais sensíveis e caras à comunidade negra na Capital baiana: as Secretarias da Reparação e de Políticas para Mulheres e Juventude.

Capitaneadas por duas referências da população negra, as secretárias Ivete Sacramento e Fernanda Lordelo, as secretarias abriram suas portas para receber a Diretoria da CONNEGRO, liderada pelo presidente Christiano Santos. A presença de Ivete Sacramento, primeira reitora negra do país, e de Fernanda Lordelo, advogada atuante na defesa dos direitos civis, deu um tom especial a esse encontro.

Fotos: Reprodução

O presidente da CONNEGRO, Christiano Santos, destacou a importância de iniciar o Novembro Negro com a presença dessas mulheres de tamanha envergadura e história. “Começar nossa jornada na sede da SEMUR, ladeados por mulheres tão influentes, é mais do que se organizar. É se aquilombar!!!”, afirmou. Ele acrescentou: “Viemos beber da fonte de onde nasceram grandes conquistas do movimento negro na Bahia.”

Recebe-los, para além de uma satisfação, é atender uma determinação do prefeito Bruno Reis. “O prefeito orientou o seu secretariado, em especial da área social, a buscar um constante diálogo junto as organizações do terceiro setor”. Destaca a secretária Lordelo, que completa: “Sempre buscamos construir parcerias que ampliem os serviços, ações e iniciativas para nossa população”.

Ivete Sacramento, por sua vez, enfatizou a importância da organização das entidades e da necessidade de aprofundamento em letramento racial e no conhecimento das legislações sobre igualdade racial e intolerância religiosa, que formam a base legal para as políticas compensatórias, reparatórias e de valorização da população negra. “Precisamos ter entidades organizadas, articuladas e com profundo conhecimento sobre as legislações contidas nos Estatutos da Igualdade Racial em âmbito municipal, estadual e nacional”, disse Ivete Sacramento. “A organização, a articulação e o conhecimento são nossas armas para promover políticas antirracistas e combater o racismo estrutural e institucional.”

O encontro produtivo, esclarecedor e comprometido resultou em grande expectativa para futuras ações entre a entidade da sociedade civil e a gestão municipal.

LEIAM TAMBÉM:

Ônibus param de circular nos bairros do Nordeste e Santa Cruz após operação policial

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.