Saúde

Mulher de fases: o que acontece com o corpo feminino em seus estágios de vida?

Ginecologista do Grupo São Francisco fala sobre o desenvolvimento da saúde ginecológica das mulheres na puberdade, fase adulta e após os 50 anos

A mulher passa por várias mudanças físicas, hormonais e ginecológicas durante a vida. Da primeira menstruação até a menopausa, muitas doenças podem atingir o organismo feminino caso não tenha um acompanhamento regular de um ginecologista. Segundo o Dr. Jorge Kunzle, ginecologista do Grupo São Francisco, os cuidados devem começar desde a primeira menstruação. “É muito importante que os responsáveis observem e acompanhem a evolução da menina para entender, junto ao pediatra, quando é a hora de tratá-la ginecologicamente”, explica o especialista.

Para aproveitar o dia Internacional da Mulher (8 de março), listamos os principais problemas que podem surgir em cada fase do corpo feminino e os cuidados necessários em cada uma delas. Confira!

 

Adolescente:

Entre 12 e 17 anos, as mulheres estão na fase da puberdade e começam a aflorar os hormônios. É a fase em que ocorre a menstruação. Após o primeiro ciclo menstrual, é necessário que a adolescente consulte um ginecologista para a primeira consulta de rotina e os exames clínicos necessários.

“É imprescindível esclarecer a importância do preservativo como prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, além da orientação sobre vacinas e possíveis métodos contraceptivos”, frisa o especialista.

 

Adulta:

Dos 18 aos 49 anos, o corpo da mulher já está completamente desenvolvido e a introdução de medicamentos contínuos, dependendo do caso, já é prescrita. O anticoncepcional é indicado de acordo com a necessidade da paciente – a automedicação é contraindicada e a decisão para uso do medicamento deve ser acompanhada por um especialista no assunto.

Os exames  mais comuns que devem ser feitos nesta etapa da vida feminina são mamografia, USG transvaginal, exames de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

 

Idosa:

Acima dos 50 anos, a mulher já entra em uma fase corporal madura, quando ocorrem mudanças específicas no corpo. É comum o desenvolvimento da menopausa, onde a mulher pode ter sintomas frequentes como: fogachos, sudorese, palpitações, enxaqueca, depressão, diminuição do libido e dor no ato da relação sexual. Segundo o doutor Jorge, “Cabe ao ginecologista analisar caso a caso e identificar o tratamento adequado de forma individualizada”, destaca o ginecologista.

Foto Divulgação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.