Chuva causa alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra em Salvador; Defesa Civil emite alerta para 14 áreas
As 14 sirenes e alerta instaladas em áreas de risco prioritárias em Salvador foram acionadas nesta segunda-feira (8), pela Defesa Civil (Codesal). Com os alarmes, moradores de Mamede, Bom Juá, Irmã Dulce, Mangabeira 1, Mangabeira 2, Calabetão, Vila Picasso, Creche, Moscou, Voluntários da Pátria, Baixa do Cacau, Bosque Real e Olaria devem deixar suas redisências para se dirigir a locais seguros.
Em sete dias, já choveu mais do que a média histórica para todo o mês abril em Salvador. Quedas de árvores, congestionamentos, deslizamentos de terra, áreas alagadas e alertas marcam a manhã desta segunda-feira (8). A Defesa Civil (Codesal) emitiu nível de alerta máximo na noite deste domingo (7). Nas últimas 24 horas, foram registrados mais de 175 mm de chuvas e, no mês, mais de 300 mm, número que já superou a previsão para abril inteiro.
Deslizamentos de terra
No bairro dos Barris, de acordo com o Corpo de Bombeiros, a garagem de um prédio de quatro andares desabou e outros três carros foram levados junto com a cratera. Um morador que tentou tirar o veículo, caiu no buraco, mas teve ferimentos leves. A Defesa Civil foi acionada, fez a vistoria e isolou o edifício. Moradores do prédio precisaram deixar seus apartamentos por precaução.
Parte do prédio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) também desabou em outra localidade do bairro. Outros deslizamentos de terras, também sem vítimas, foram registrados no bairro da Mata Escura, próximo do Complexo Penitenciário Lemos Brito, e na região de Valéria. Ninguém ficou ferido nessas ocorrências.
Ocorrências
A Codesal já registrou mais de 200 ocorrências, conforme informado no boletim, o maior número de registros acontecem por deslizamento de terra, 69 ocorrências até o momento, além de alagamento de imóvel, com 43 registros.
Quedas de árvores
Ao menos três árvores caíram por causa da forte chuva. Na Avenida Garibaldi, sentido Federação, parte de uma árvore caiu e ocupou parcialmente a pista. No bairro da Pituba, uma árvore caiu em cima de um carro na Rua das Algarobas.
Parte de uma árvore caiu na ladeira do Pinicão, localizada entre as Cajazeiras 5 e 10. O tronco ocupou parte da via, impossibilitando a passagem de veículos nas primeiras horas da manhã. No entanto, foi retirado por volta das 7h.
Serviços
Devido ao mar agitado e condições adversas de navegação na Baía de Todos os Santos, a travessia Salvador/Mar Grande segue suspensa, nesta segunda. O transporte foi suspenso no domingo, ao meio dia por recomendação da Capitania dos Portos da Bahia.
A operação do Plano Inclinado Gonçalves também foi interrompida devido ao volume de chuvas. Segundo a Secretaria da Mobilidade (Semob), a interrupção é uma medida de segurança. Os atendimentos na Coordenação de Táxis e Transportes Especiais da Semob (Cotae) foram suspensos nesta segunda após o deslizamento de um barranco na região dos Barris atingir parte dos sistemas de internet e elétrico.