Educação

Secretaria da Educação oferta cursos técnicos de nível médio

Esses cursos são divididos nos 11 eixos tecnológicos e visa otimizar a formação técnica dos estudantes dos cursos da Educação Profissional e Tecnológica

A Secretaria da Educação do Estado realiza no ano de 2018 a implantação de uma nova matriz curricular para 45 cursos na oferta de Ensino Médio Integrado com a Educação Profissional (EPI). Esses cursos são divididos nos 11 eixos tecnológicos e visa otimizar a formação técnica dos estudantes dos cursos da Educação Profissional e Tecnológica.  Os novos alunos, que realizam matrícula nos dias 22 e 23 de janeiro, terão um curso diurno com duração de três anos, totalizando uma carga horária de 3600h com 30h semanal dividido entre a formação do Ensino Médio e o técnico.

 

Para essa nova oferta serão 51.794 vagas, contemplando 142 municípios, sendo em 40 cidades a primeira oferta neste ano letivo. De acordo com o secretário da Educação, Walter Pinheiro, o objetivo da reformulação visa promover uma melhora na qualidade no ensino aprendizagem. “Estamos realizando essa adaptação para que os estudantes tenham uma formação alinhada com o mundo do trabalho. Tínhamos cursos com carga horária maior do que de nível superior, então a ideia é enxugar o currículo para que ele seja direcionado para uma otimização na formação do aluno”, destacou.

 

Além disso, serão ofertadas 2080 vagas de 18 cursos técnicos de nível médio em 24 municípios, com duração de um ano, na Prosub, dentro do eixo tecnológico de Produção Cultural e Design abrangendo áreas como: criação, desenvolvimento, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais e materiais, ideias e entretenimento aplicadas em multimeios, objetos artísticos, rádio, televisão, cinema, teatro, ateliês, editoras, vídeo, fotografia, publicidade e projetos de produtos industriais.

 

As vagas serão destinadas aos estudantes que tenham concluído o Ensino Médio e suas modalidades, em estabelecimentos de ensino da Rede Pública de Educação (no âmbito federal, estadual, municipal), ou tenham, comprovadamente, cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral.

 

As inscrições para o sorteio eletrônico das vagas serão realizadas no período de 24 a 31 de janeiro de 2018, no Portal da Educação. O resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro e as matrículas dos selecionados entre os dias 5 e 7 de fevereiro.

Foto Divulgação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.