Politica

Rui entrega passarela de Pernambués e viaduto em Lauro de Freitas

De acordo com Rui, diversas entregas irão ocorrer nos próximos dias

Mais dois equipamentos implantados pelo Governo do Estado, na engrenagem da mobilidade urbana de Salvador e da região metropolitana, foram entregues à população baiana. Com a presença do governador Rui Costa, foram inaugurados, na manhã desta segunda-feira (5), a passarela que liga a Estação de Metrô Pernambués ao bairro de mesmo nome, e um novo viaduto, em Lauro de Freitas, na BA-099, a Estrada do Coco.

 

Primeira entrega do dia, com R$ 9,7 milhões investidos, a passarela possui 400 metros de extensão, sendo 100 de travessia. A estrutura pesa 288 toneladas e tem capacidade para 15 mil transeuntes por hora, ligando o bairro de Pernambués à estação de metrô e ao supermercado Makro, do outro lado da pista. “Esta é uma obra complementar que vai facilitar ainda mais a vida da população que utiliza o metrô. Também estamos conversando para que a gente consiga interligar essa paralela com a do Salvador Shopping, facilitando assim o acesso de quem trabalha e frequenta o local”, revelou o governador.

 

 

 

Dotado de acessibilidade total, o equipamento possui duas rampas, piso tátil, sinalização em braile nos corrimãos e duas escadas rolantes inteligentes, instaladas nas duas entradas. Além disso, a passarela será monitorada por 16 câmeras vinculadas ao Centro de Controle Operacional, bem como por vigilantes que irão se alternar em rondas.

 

De acordo com Rui, diversas entregas irão ocorrer nos próximos dias. “As entregas de hoje abrem espaço para as últimas obras complementares do metrô, para que possamos entregar o terminal de passageiros e a estação de Lauro de Freitas, encerrando, assim, essa etapa da linha 2 do metrô. Teremos ainda a entrega do terminal de Pituaçu e de outras passarelas ao longo da Avenida Paralela”, explica.

 

A titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Jusmari Oliveira ressaltou que “o Governo está fazendo um investimento enorme nas marginais do metrô, que implica um cuidado para que a população possa chegar ao meio de transporte de forma segura, com todas as garantias dos direitos e acessibilidade”.

 

O barbeiro Humberto Raimundo precisa fazer a travessia do bairro de Pernambués para o outro lado da pista todos os dias, e está muito satisfeito com o novo equipamento. “Antes não tinha nada disso. Agora, está tudo uma maravilha. O acesso ao Metrô está bem mais rápido”, comemora. O desenhista Carlos Lopes também está contente com a entrega: “Até os idosos podem ir e vir tranquilamente, pegando o elevador ou a escada rolante”.

 

Viaduto

 

Após a entrega da passarela da Estação Pernambués, o governador Rui Costa seguiu para Lauro de Freitas, onde inaugurou o novo viaduto da Avenida 2 de Julho, que passa a dar acesso, nos dois sentidos, aos motoristas que trafegam entre a Estrada do Coco e o centro de Lauro Freitas. O tráfego será aberto ainda nesta segunda-feira (5).

 

“Este é o último equipamento de viaduto do projeto do metrô. Com a entrega de hoje, garantimos mais segurança e rapidez ao tráfego de Lauro de Freitas e viabilizamos mais celeridade às obras. Quero destacar que todas essas intervenções complementares estão trazendo um benefício extraordinário à mobilidade urbana e transformando completamente a realidade viária da capital e da região metropolitana”, afirmou Rui.

 

Construído sobre a via permanente do metrô, o viaduto também vai possibilitar a futura expansão do sistema metroviário até Lauro de Freitas e viabilizar o acesso ao novo pátio de estacionamento de trens. A estrutura possui 400 metros de extensão, largura total de 13,16 metros, duas faixas de rolamento, sinalização e iluminação pública com luminárias em LED. Também possui ciclovia de 2,70 metros de largura e passeio de pedestres com 1 metro de largura sobre as vias permanentes.

Fonte SECOM-GOV

FOTOS SECOM-GOV

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.